Exercício 55 – Lógica de programação (Portugol Studio)

Descrição do exercício

Vamos melhorar o jogo que fizemos no exercício 32. A partir de agora, o computador vai sortear um número entre 1 e 10 e o jogador vai ter 4 tentativas para tentar acertar.

Descrição do exercício 32:

[DESAFIO] Crie um jogo onde o computador vai sortear um número entre 1 e 5 o
jogador vai tentar descobrir qual foi o valor sorteado.

Resolução do exercício

programa
{
	
inclua biblioteca Util --> u
	funcao inicio()
    {
	   inteiro cont = 1, num = 0, jogador = 0, jodadorAcertou = 0, iaGanhou = 0
        escreva("\nVAMOS JOGAR!")
        escreva(" \n ")
        enquanto(cont <= 4) {
            escreva("\nPartida " + cont + "º" + ": escolha um número entre 1 e 10: ")
            leia(jogador)
            num = u.sorteia(1, 10)
            se(jogador == num) {
                escreva("\n")
                escreva("Você acertou dessa vez!")
                escreva("\n--------------------------------------------")
                escreva(" \n ")
                jodadorAcertou = jodadorAcertou + 1
            }
			senao {
                iaGanhou = iaGanhou + 1
                escreva("\n")
                escreva("Você NÃO acertou :( ")
                escreva("\n")
                escreva("\nO número escolhido pela IA foi: " + num)
                escreva(" \n ")
                escreva("\nVamos tentar novamente!")
                escreva("\n--------------------------------------------")
                escreva(" \n ")
            }
            cont = cont + 1
        }
        escreva("\nRESULTADO FINAL:")
        escreva(" \n ")
        escreva("\n--> Você ganhou " + jodadorAcertou + " partidas.")
        escreva("\n--> A IA ganhou " + iaGanhou + " partidas.")
    }
}

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