Descrição do exercício
Crie um jogo de JoKenPo (Pedra-Papel-Tesoura).
Resolução do exercício
programa
{
inclua biblioteca Util --> u
funcao inicio()
{
inteiro sorteio, jogador
cadeia jpedra = "PEDRA", jpapel = "PAPEL", jtesoura = "TESOURA"
sorteio = u.sorteia(1, 3)
escreva("\nEscolha um número abaixo:")
escreva("\n")
escreva("\n[1] Pedra")
escreva("\n[2] Papel")
escreva("\n[3] Tesoura")
escreva("\n")
escreva("\nSua opção escolhida será: ")
leia(jogador)
escreva("\n-------------------------")
se (jogador == 1 e sorteio == 3) {
escreva("\n")
escreva("\nVocê GANHOU! O computador escolheu " + jtesoura+ ".")
escreva("\n")
escreva("\n--> REGRA: pedra ganha da tesoura amassando-a ou quebrando-a.")
escreva("\n")
}
senao se (jogador == 3 e sorteio == 2) {
escreva("\n")
escreva("\nVocê GANHOU! O computador escolheu " + jpapel + ".")
escreva("\n")
escreva("\n--> REGRA: tesoura ganha do papel cortando-o.")
escreva("\n")
}
senao se (jogador == 2 e sorteio == 1) {
escreva("\n")
escreva("\nVocê GANHOU! O computador escolheu " + jpedra + ".")
escreva("\n")
escreva("\n--> REGRA: papel ganha da pedra embrulhando-a.")
escreva("\n")
}
senao se (jogador == 3 e sorteio == 1) {
escreva("\n")
escreva("\nVocê PERDEU...O computador escolheu " + jpedra + ".")
escreva("\n")
escreva("\n--> REGRA: pedra ganha da tesoura amassando-a ou quebrando-a.")
escreva("\n")
}
senao se (jogador == 2 e sorteio == 3) {
escreva("\n")
escreva("\nVocê PERDEU...O computador escolheu " + jtesoura + ".")
escreva("\n")
escreva("\n--> REGRA: tesoura ganha do papel cortando-o.")
escreva("\n")
}
senao se (jogador == 1 e sorteio == 2) {
escreva("\n")
escreva("\nVocê PERDEU...O computador escolheu " + jpapel + ".")
escreva("\n")
escreva("\n--> REGRA: papel ganha da pedra embrulhando-a.")
escreva("\n")
}
senao {
escreva("\n")
escreva("\nDeu EMPATE! Vamos tentar outra vez!")
escreva("\n")
}
}
}